São Lourenço

Você precisa de um break? Esqueça do stress de trabalho, poluição, transito e barulho. Venha relaxar longe de tudo isso, cuidar de você e aproveitar o tempo livre.

Nada melhor do que aquele verde infinito, e a paz do interior para relaxar da incessante rotina das grandes cidades... Escolha São Lourenço como seu destino. Por ser um dos menores e mais jovens municípios mineiros, São Lourenço irá proporcionar a você e a toda sua família o bem estar e a qualidade de vida que vocês merecem.

Que tal descansar no alto das montanhas.....? Localizada no sul das Minas Gerais, em meio a Serra da Mantiqueira, São Lourenço desfruta das águas minerais como sua principal riqueza. Mas São Lourenço não é só isso. A cidade é decorada por um verde reluzente das matas do Parque das Fontes e da região rural que a cerca favorecendo a pratica de atividades ecoturísticas. Com altitude de 867m e clima seco ameno com temperaturas que variam, em média,  dos 23 graus no verão aos 11 graus no inverno, você vai encontrar ar fresco e limpo, céu azul, e aquele friozinho que é tão aconchegante.

Estar em paz consigo mesmo, independente de crenças e religiões é um santo remédio. Meditação, devoção, enfim, aqui inúmeros são os caminhos pra você recuperar as energias. Considerada por muitos o centro mágico de poderosas vibrações espirituais, São Lourenço é sede mundial da EUBIOSE que é uma Escola Iniciática que ensina os meios de vivência consciente com as Leis da Natureza, e consequentemente, com as Leis Universais, através do auto- conhecimento, do progresso e da evolução, onde reconstruir o Homem, o Pensamento, a Moral, os Costumes, o Lar, a Escola e o Caráter através do equilíbrio entre a mente e o coração são primordiais.

A EUBIOSE é instituição de caráter Cultural e Espiritualista, fundada em 1924 pelo Prof. Henrique José de Souza. Seu lema baseia-se na “Spes Messis in Semine” (A esperança da colheita reside na semente). Para os Eubiotas, a Montanha Sagrada significa o portão de entrada para os mundos interiores. Você poderá conhecer, também, a historia da Nhá Chica que dedicou a maior parte da sua vida parte de sua a fé e a caridade e hoje encontra-se em processo de santificação no Vaticano. Sua Capela em São Lourençofoi criada pelo artista plástico Marco Aurélio Dias em agradecimento a uma graça alcançada. Está situada as margens do anel rodoviário sendo o ponto de partida da tradicional peregrinação, realizada todos os anos no dia 1º de maio, até o Santuário de Nossa Senhora da Conceição (Igreja de Nhá Chica) na cidade de Baependi, onde ela viveu.“O caminho da Peregrinação de Nhá Chica” está inserido no trajeto da Estrada Real ligando São Lourenço a Baependi num percurso total de 33 Km, percorrido a pé por milhares de fieis todos os anos.

Quer uma viagem que ofereça o que há de melhor para toda a família? Inúmeras opções para as crianças se divertirem, em vários pontos da cidade. Baladas, bares, restaurantes, discotecas???  São Lourenço é o destino ideal para reunir os amigos e a família para curtir o que há de melhor de dia ou a noite.

Agora se você quer viajar no tempo, encontrar cultura diferente, conhecer histórias do passado, viver a correria do presente e as tendências do futuro....? Não pode deixar de pensar em São Lourenço porque aqui tudo isso é possível visitando galerias de arte como a Galeria Paiva Frade, a Casa da Cultura do Município, o museu “Memorial Tancredo Neves” que esta estrategicamente instalado nos últimos andares do Edifício da Torre, o mais alto da região com 17 andares e o Caminho do Artesanato Rural formado por comunidade da região além de muitos outras opções..

Quem disse que no país do carnaval, ele só é comemorado uma vez ao ano? Sempre, em algum lugar de São Lourenço, a música anima as ruas ao passo de festas muito animadas. Todo povo tem, em sua cultura e história, personagens e crenças. E cada região tem seus próprios festivais para que o folclore continue sempre presente. Aqui não é diferente com as apresentações de Folias de Reis em janeiro ou mesmo com as procissões religiosas realizadas ao longo do ano.

Galerias, shoppings centers, e comércio de tudo o que é tipo são os pontos fortes da nossa cidade.

Aqui você pode curtir e compartilhar um pouco de diversão, lazer, cultura, emoção e muito mais com quem você quiser e se desejar uma escapadinha romântica São Lourenço vai te oferecer varias opções para curtir a paz e quem você ama. Que tal uma segunda lua-de-mel?

A Historia de São Lourenço

 Por possuir numerosas fontes de águas minerais com reconhecidas propriedades terapêuticas sendo lugar ideal para a saúde do corpo, da mente e do espírito e considerada uma das mais importantes estâncias hidrominerais do Brasil, tem sua origem assim descrita pelos historiadores:

Em pleno século XVII, audazes e ambiciosos bandeirantes procuravam transpor a Serra da Mantiqueira e chegar à Bacia do Rio Verde encontrando, porém, a resistência dos ferozes índios Cataguazes, tão numerosos que o Estado, na época, chamava-se "Campos de Cataguas”.

Em 1675, Lourenço Castanho Tazques, conseguiu vencer os indígenas e internou-se pelo sertão, fundando, na região, um pequeno acampamento que ficou conhecido como "Pouso de Lourenço” que por influência de um cidadão de nome "Mendanha”, de quem pouco se sabe a respeito, passou a chamar-se Sítio do Mendanha. João Francisco Viana e Camilo de Lellis Pinto, compraram a propriedade e lá descobriram as águas minerais (séc. XIX), dando origem a terceira denominação do local, "Águas do Viana”. Em 14 de Dezembro de 1891, constituiu-se o lugarejo em Distrito do Município de Silvestre Ferraz, denominando-o São Lourenço. Levantou-se, então, no alto da colina o "Santo Cruzeiro”, símbolo da cristandade, tendo sido lá celebrada a primeira missa. Iniciou-se a construção da Igreja Ermida Bom Jesus do Monte, consagrada à São Lourenço, em homenagem ao Cel. Lourenço Xavier da Veiga, outro grande pioneiro.

Em 01 de Abril de 1927, por decreto estadual, criou-se o Município de São Lourenço, com território desmembrado de Pouso Alto, do qual na época era Distrito. Segundo a divisão administrativa vigente, na época, São Lourenço era constituída de um único distrito e no ano de 1972 foi criada a Comarca de São Lourenço, transferida da cidade Pouso Alto e a ela se anexando a de Carmo de Minas. Seu Primeiro Prefeito (nomeado), foi Dr. Bráulio de Vasconcellos.

Em 1905, Afonso França adquiriu do Comendador Bernardo Saturnino da Veiga, que tinha autorização do Governo do Estado para exploração das águas, introduzindo maquinário, construindo prédios para engarrafamento, depósito e oficinas fazendo excelente propaganda da cidade.

Com o falecimento de Afonso França, a companhia das águas passou por diversas proprietários, tais como Herm Stoltz & Cia, Vieira Mattos, Banco da Lavoura e Comércio do Brasil e finalmente a Empresa de Águas São Lourenço S/A, constituída em 1925. Em 30 de junho de 1966, o controle acionário da companhia, passou a ser gerido por um grupo Francês,.Já em abril de 1974, a empresa foi adquirida pelo grupo Perrier, de mesma origem.

Atualmente a exploração das águas minerais e do Parque das Águas está sob a responsabilidade da Nestlé Waters do Brasil.

 

Hotel Colonial - Todos direitos reservados.